Dicas de receitas

Panquecas: Como fazer panquecas?

Comer panquecas no café da manhã é uma tradição muito forte na América, as panquecas estão mais populares aqui no Brasil também, mas você sabe como fazer panquecas?

Sumário

Qual a origem da panqueca?

Não sabemos a origem das panquecas ao certo, não existe nenhum relato sobre isso, mas sabemos que as panquecas é tradicionalmente muito forte na cultura americana, a origem do nome panqueca vem da junção de duas palavras, seu nome original é Pancake, a palavra “cake” significa bolo em inglês e a palavra “pan” significa frigideira, juntando as duas ficaria algo tipo Bolo de Frigideira (pancake).

Ao passar dos anos o nome foi sendo alterado naturalmente por uma palavra com “sotaque” mais simples e direto, tiramos o “cake” e colocamos o “queca”, ficando então Panqueca.

Como é feito a massa de panqueca?

A massa de panquecas é feita com leite, farinha, ovos e por último finalizada com algum tipo de recheio, podendo ser recheio doce ou recheio salgado.

Esse tipo de massa é muito confundido também com a massa de crepe, porém, a massa de panquecas é um pouco mais consistente e firme, é feita na frigideira e pode ser recheada com carnes, queijo, frango ou legumes.

Para deixar elas ainda melhor, você pode servi-las com uma cobertura de molho de tomate, molho branco, molho rosé ou apenas ketchup, também fica ótimo.

Sobre Ketchup: Qual o melhor ketchup no Brasil?

Receita para fazer panquecas

Para fazer panqueca é muito simples, em seu liquidificador, adicione os ingredientes líquidos (leite, ovo e manteiga), por último coloque a farinha de trigo e comece batendo na velocidade mais fraca por uns 30 segundos, após esse tempo (30 segundos) bata por mais 5 minutos na velocidade normal, o grande segredo é bater até que tudo fique misturado sem manteiga ou farinha grudada no fundo do liquidificador, ou nas laterais.

Coloque sua frigideira antiaderente, caso não tenha esse tipo de frigideira, unte uma frigideira simples com um pouco de manteiga, quando a frigideira já estiver quente, espalhe a massa em sua frigideira fazendo movimentos circulares, a massa tem que ficar bem espalhada pela frigideira, tente deixar o mais uniforme possível.

E por último, deixe fritar em fogo baixo sem mexer, aguarde até que a massa desgrude do fundo, quando isso acontecer vire a massa e frite o outro lado.

Dica para fazer panquecas

Tente enrolar a massa de panquecas ainda quente, quando enrolamos as panquecas ainda quente, a massa fica mais flexível, ou seja, ela tem menos chances de quebrar.

Se for utilizar a massa apenas com os ingredientes originais (massa neutra), você pode fazer recheios salgados e doces, caso tenha adicionado algum tipo de “tempero” no processo de mistura da massa, neste caso você segue com sua receita do jeito que achar melhor.

Ingredientes para fazer panqueca

  • 1 Xícara de leite
  • 1 Xícara de farinha de trigo
  • 1 Colher de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 Ovo grande

Bônus: Como fazer panquecas americanas?

Gostaria de saber como fazer panquecas americanas? Paola Carosella responderá essa pergunta, melhor ainda, ela vai te ensinar a fazer panquecas americanas com ingredientes e um tutorial super simples.

Direitos do vídeo: Paola Carosella

Novo reality show culinário.

Globo terá em sua grade de programação um reality show de culinária, Paola Carosella, ex jurada do MasterChef, agora apresentara o “Minha mãe cozinha melhor que a sua”.

Leia aqui: Novo reality show de culinária

Dicas de Receita, seguir no Google News

Talvez você goste dessas também

Brigadeiro: Melhor chocolate para fazer Brigadeiro
Sobre Ketchup: Qual o melhor ketchup no Brasil?
Sobre Mostardas: Qual a melhor mostarda?

Seguir no Google News: Dicas de Receitas

Deixe uma avaliação
Mostrar mais

Patrick Silvino

Sempre gostei de redação, textos e de um bom livro, hoje escrevo por amor e vivo dos meus textos, assim como um bom livro mudou minha vida, acredito que um bom texto pode mudar a sua.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo