Dicas de receitasCuriosidade e DúvidasCuriosidadesDiário da vovóPicanteReceitas SalgadasReceitas TradicionaisTodas as Receitas

4 tipos de pimentas tradicionais no Brasil

Conheça os 4 tipos de pimentas mais degustados no Brasil e qual é a pimenta mais picante do mundo.

Para deixar a comida mais picante e mais saborosa é impossível deixar fora dos ingredientes as pimentas, pinta é um tipo de “tempero”que pode ser utilizado durando ou após o prato ser finalizado, adorada por muitos e odiada por muitos também, assim são as pimentas, mas não vamos generalizar, exitem diversos tipos de pimentas.

4 tipos de pimentas muito comuns que servem para quase todos os tipos de pratos e receitas, aqui no Brasil essas pimentas são as mais consumidas, vamos conferir.

Sumário

Quais os tipos de pimentas tradicionais no Brasil?

Nosso Brasil é muito conhecido mundo afora, nossa culinária é bem vista em diversos países, também temos uma variedade enorme em produtos originalizados aqui em nossa terra.

Hoje vamos lhe apresentar os 4 tipos de pimenta mais tradicionais na culinária brasileira.

1. Pimenta-do-reino

pimenta do reino
Imagem de Racool_studio no Freepik

Pimenta-do-reino, conhecida por ser em formatos de bolinhas, essa pimenta é muito popular no Brasil, sendo usada em diversos pratos de nossa culinária, pimenta de origem Indiana, pode ser encontrada em diversas cores, o tom preto é o mais comum e original, mas também é encontrada nas cores: branca, verde e vermelha.

Algumas pessoas afirmam que vermelho representa o sabor mais amargo, não é verdade, a pimenta-do-reino não é considerada uma pimenta amarga e forte quando é degustada junto a outros alimentos.

Este tipo de pimenta pode ser facilmente encontrado em saquinhos com pequenas porções ou em frascos com tampa de costa e também em sua forma moída.

A pimenta-do-reino é mais utilizada para finalizar pratos, ou seja, dar o toque final do sabor.

2. Pimenta-malagueta

pimenta malagueta
Imagem de jcomp no Freepik

Considerada por muitos a campeã do gosto amargo, a pimenta-malagueta é realmente muito picante, popular no Brasil inteiro, sua fama é de origem Nordestina, pimenta-malagueta é vista em diversos tipos de embalagens ou de imagens na internet, seu formato é longo começando um pouco grossinha e afinando até a ponta, quando madura tem uma cor linda, o vermelho vibrante.

Esse tipo de pimenta é usado em diversos pratos da culinária Brasileira, o melhor jeito de temperar um prato com a pimenta-malagueta é contratando-a em pedacinhos e misturando aos poucos com os outros ingredientes, a pimenta é extremamente forte, qualquer pedacinho a mais pode deixar sua receita muito mais picante.

Podemos encontrar a pimenta-malagueta em sue formato líquidos em alguns produtos e também em saquinhos com algumas unidades (gramas) do produto.

3. Pimenta-calabresa

pimenta calabresa

A pimenta-vermelha é que dá origem a pimenta-calabresa, muito presente em molhos e no preparo de pizzas, se você já comeu uma pizza de calabresa, essa pimenta estava presente sem sua pizza.

Considerada uma pimenta “fraca”, por não ser tão picante, a pimenta-calabresa pode ser utilizada em maiores porções, inclusive em alimentos que já são considerados “picantes”.

A pimenta-vermelha é muito parecida com a pimenta-dedo-de-moça, ambas possuem a mesma aparência e cor avermelhada, diferindo uma da outra é o tamanho, a pimenta-dedo-de-moça é um pouco menor comparado a pimenta-vermelha.

A pimenta-calabresa pode ser encontrada facilmente em pequenos sachês de pimenta, em supermercados costumam ficar no corredor dos temperos.

4. Pimenta-biquinho

pimenta biquinho
Imagem: Foto de Biquinho Pepper into a bowl. Capsicum Chinense over a wooden table do Stock | Adobe Stock

A pimenta-biquinho tem um formado diferente, ela é bem pequena e parece uma gotinha se olhar bem de perto, ela é quase 100% redonda, já suas irmãs pimentas têm aspectos longos e mais finos, esse tipo de pimenta não é considerado picante ou muito amargo, possuí um sabor bem suave, caso você tenha o paladar mais sensível a pimentas, essa é a melhor opção para sua culinária, uma pimentinha suave e pequena.

Qual a pimenta mais picante do mundo?

4 Tipos de pimenta mais comuns para usar em suas receitas
Carolina Reaper: Considerada a pimenta mais forte do mundo

De origem indiana, a pimenta Ghost Pepper, foi considerada a pimenta mais forte do mundo, em 2007 oficializado pelo Guinness World Records, a pimenta mais “forte” do mundo.

Em 2017 o Guinness World Records deu o prêmio de pimenta mais picante do mundo para a Carolina Reaper, recorte oficializado em 2017, dez anos após Ghost Pepper.

Dicas de Receitas, Seguir no Google News

Leia também: Dicas para fazer carne no fogo
Seguir no Google News: Dicas de Receitas

Deixe uma avaliação
Mostrar mais

Patrick Silvino

Sempre gostei de redação, textos e de um bom livro, hoje escrevo por amor e vivo dos meus textos, assim como um bom livro mudou minha vida, acredito que um bom texto pode mudar a sua.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo