Dicas de receitasCarneCuriosidade e DúvidasCuriosidadesDuvidasReceitas SalgadasTodas as ReceitasVegano

Conheça os 7 tipos de sal mais populares e utilizados na culinária Brasileira

Você sabia que existem diversos tipos de sal e cada um serve para uma situação difereten e são feitos de formas diferetens? Conheça um pouco mais sobre 7 tipos de sal mais populares aqui no Brasil.

Certamente você já foi no mercado e olhou diversos frascos na prateleira, potes e sacos de diversos tipos e marcas de sal, nunca parou para pensar que, se existem diversos tipos de sal, existe um motivo para cara um deles e uma forma de usar? Vamos aprender agora como usar 10 tipos de sal.

Sumário

1. Sal marinho

O sal marinho é talvez o tipo de sal mais comum e popular, pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar que venda alimento, seu nome basicamente já é autoexplicativo, o sal marinho vem do mar, este tipo de sal não passa pelo processo de refinamento, muitos afirmam que este é o tipo de sal mais puro, por não ser industrializado, este tipo de sal tem um gosto menos salgado comparado aos outros tipos de sal.

O processo de refinamento tira algumas propriedades importantes do sal, o sal marinho tem certa de 84 microminerais, esses 84 minerais são removidos quando passados pelo processo de refinamento.

O sal marinho tem por padrão sua cor branca, mas também pode ser encontrado nas cores cinza, rosa e até mesmo na cor preta, é comum o sal marinho ser comercializado em diversas texturas, sal fino, sal grosso, ou em flocos.

sal marinho

2. Flor de Sal

Vamos começar com uma curiosidade, você sabia que a flor de sal não é muito comum e que não é todo tipo de mar que produz este tipo de sal?

Os cristais que se formam na superfície das salinas é oque da origem para a flor de sal, seu processo de extração é feito de forma natural, no processo, é retirado apenas uma película fina de cristais formada na superfície da água nas salinas, essa película fina nunca é tocada no fundo do mar.

A flor de sal é muito utilizada para finalizar pratos, basicamente é um dos últimos ingredientes a ser utilizados, não se leva ao fogo a flor de sal, o motivo disso é para preservar sua textura delicada para dar um gostinho especial e deixar o prato mais bonito e apresentável.

flor de sal

3. Sal do Himalaia

O sal do Himalaia não é muito comum e presente nas cozinhas populares, também conhecido como sal rosa do Himalaia, o nome já entrega sua origem, vindo das salinas do Himalaia, na Ásia.

O sal do Himalaia assim como outros tipos de sais, ele se formou de forma natural na região do Himalaia por milhares e milhares de anos, este sal também é muito rico em minerais e possui muitos nutrientes para nosso organismo.

Bicarbonato, magnésico, potássio, cálcio, sulfato, brometo e estrôncio, essas são as propriedades destaque do sal rosa do himalaia.

Existem muitos produtos falsificados, o sal do Himalaia é um pouco mais caro do que os tipos de sal comuns, por este motivo, muitas empresas e marcas adicionam corantes em seus produtos, mas podemos fazer um teste simples e rápido para saber qual marca de sal comprar.

Quando for cozinhar, jogue um pouco de sal na água, se cor da água ficar colorida, significa que seu produto é “falso”, essa marca que você está utilizando provavelmente colocou corante no sal.

sal do himalaia

4. Sal grosso

Para os amantes de churrasco, este ingrediente é um dos mais importantes na hora de temperar sua carne, não existe segredo sobre o sal grasso, o grande diferencial é ser maior e mais grosso que os outros tipos sal.

Por que se utiliza sal grosso no churrasco?

sal para churrasco

O sal grosso por ser grosso ele desidrata menos comparado ao sal refinado (sal fino), além de dar uma melhor aderência para o alimento, já existem alguns produtos no mercado que vende sal de churrasco temperado, essas marcas adicionam outros produtos para potencializar o sal utilizado no churrasco.

Sal com pimenta do reino, sal com orégano, sal com orégano e pimenta, entre outras variações é comum encontrar nos mercados populares, vale a pena experiementar.

4. Sal light

O sal light é uma versão ainda mais refinada do sal comum, sua composição tem menos sódio, ele é formado por 50% cloreto de sódio e 50% cloreto de potássio, basicamente uma porção de sócio é substituída por uma porção de potássio.

Não existe uma história concreta sobre a sua existência, mas o sal light é mais saudável e traz menos riscos a pessoas hipertensas, podemos dizer que assim como a coca-cola zero é feita para quem não quer consumir açúcar, o sal light é feito para quem busca consumir menos sódio em seus alimentos.

Mas cuidado, isso não significa que você deva utilizar mais sal light do que sal comum, vale dizer que, o sal light não substitui o sal comum, você deve ter cuidados também na hora de temperar sua comida.

O que muda entre um sal e outro é suas propriedades, por tanto, não abuse na quantidade.

sal light sal fino

5. Sal Maldon

Talvez você nunca tenha visto ou reparado neste sal de formato triangular de pirâmide, o sal maldon, assim como a flor de sal, ambos fazem parte dos tipos de sal raros, este sal além de ser incomum carrega com ele uma grande responsabilidade, ele é o tempero da família real britânica.

O sal maldon é 100 natural, não possui aditivos ou algum processo artificial, além de ser mais resistente a umidade dos alimentos e ser mais “crocante” que os demais, este sal é um ingrediente coringa para todos os grandes chefs do mundo.

Sal Maldon

6. Sal preto

Agora aqui temos um produto bem diferente do normal, o sal preto ou também conhecido como sal negro é de origem indiana, ele é composto pela união do sal do Himalaia mais ervas e frutos característico da região.

Fugindo um pouco da culinária e temperos, o sal negro já foi considerado um poderoso remédio caseiro, para as funções gastrointestinais, pela medicina ayurvédica.

Curiosidade: Medicina alternativa criado na Índia há cerca de 6 mil anos e considerado um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade.

O sal negro é feito por meio da halita, também conhecido como sal da rocha, natural das minas de Bangladesh, Nepal, Índia e Paquistão, também é possível ser encontrado nas salinas do Himalaia.

Sua cor negra não é natural, o sal negro passa por um tratamento, mas sua cor natural é incolor (transparente), o processo de misturar de mais ingredientes o torna mais escuro.

Black salt popularmente conhecido, ele possui um aroma (cheiro) e um sabor diferente com um alto teor (quantidade) de enxofre, seu cheiro assemelha-se ao da gema de ovo e seu gosto é sulfuroso, pode ser de origem vulcânica.

É muito utilizado na culinária vegana e vegetariana, quem utiliza diz substituir o sabor do ovo.

sal negro sal preto

7. Sal kosher

O sal kosher possui um formato irregular e não é um sal refinado, muito comum na preparação de carnes, para fazer churrasco, o sal kosher está presente em muitas receitas e também é um bom aliado dos grandes chefs de cozinha.

O sal kosher é um dos melhores tipos de sal para absorver umidade, por este motivo ele é muito utilizado para preparar carnes, pois o sal absorver o sangue da carne e o melhor de tudo, ele não tem aditivos.

Antigamente o sal kosher não era popular aqui no Brasil, podemos afirmar que hoje é possível encontrar o sal kosher em diversos mercados populares, vale a pena experimentar.

Sal kosher

Qual tipo de sal devo utilizar para cozinhar?

Ao longo do artigo falamos sobre alguns tipos de sal, suas propriedades, benefícios e sua origem, podemos concluir que para cada tipo de comida um tipo diferente de sal pode ser utilizado, para pessoas hipertensas o sal light, também conhecido como sal extra fino pode ser a melhor opção.

O sal mais tradicional e comum é o sal marinho, é mais popular e está presente em mais de 90% das casas brasileiras e também é vendido em qualquer mercado de alimentos.

Qual melhor sal para temperar o churrasco?

O sal grosso é a melhor opção para churrasco, existem diversos tipos de sal, porém como falamos, existem diversos tipos de comida, formas de temperar e de preparar o alimento.

Para os churrasqueiros de plantão, o sal grosso é a melhor opção para o churrasco, além de absorver o sangue da carne mais rapidamente a pedra de sal mais grossa é mais resistente na umidade.

Leia também: Dicas para fazer carne no fogo
Seguir no Google News: Dicas de Receitas

Dicas de Receitas, Seguir no Google News
Deixe uma avaliação
Mostrar mais

Patrick Silvino

Sempre gostei de redação, textos e de um bom livro, hoje escrevo por amor e vivo dos meus textos, assim como um bom livro mudou minha vida, acredito que um bom texto pode mudar a sua.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo