Tipos de queijos da pizza 4 queijos, quais são?
Você sabe quais os tipos de queijos estão presentes na Pizza de 4 Queijos? Confira!
Sempre que pedimos uma pizza de 4 queijos, simplesmente por ser muito gostosa, nós já pegamos uma fatia e já colocamos na boca, mas você sabe os tipos de queijo que está comendo?
Ou talvez já tenha se perguntando, qual os tipos de queijos presentes em uma pizza de 4 queijos, essa pergunta é muito comum, os tipos de queijos podem variar bastante de acordo com cara pizzaria ou pizzaiolo (pizzaiolo, nome dado para o “chef” de cozinha de uma pizzaria).
Sumário
- Queijo gorgonzola
- Queijo provolone
- Queijo parmesão
- Queijo mussarela
- Curiosidade: Qual o melhor sabor de pizza do mundo?
- Conclusão
Queijo gorgonzola
O primeiro queijo de nossa lista é o queijo gorgonzola ralado, de origem italiana, popularizado por volta do século VI, o queijo é batizado com o nome de sua região, região de gorgonzola fica em Milão, na Itália, muitos alimentos são batizados com o nome de suas respectivas cidades ou até mesmo um nome popular entre os moradores do lugar.
O queijo gorgonzola é conhecido por ter uma textura bem macia, seu sabor é a combinação de salgado com um pequeno toque picante e amargo, tem um aspecto (aparência) branco com linhas verdes e azuis.
Em particular, essas linhas resultam do processo de maturação da adição do mofo junto a perfuração da massa, tudo isso para permitir que o oxigênio penetre no queijo e o fungo cresça.
“O consumo de gordura por parte do fungo é convertido em compostos que dão a característica esverdeada e o sabor picante ao produto, além de contribuir para sua textura macia e levemente cremosa com a quebra de proteínas”
Lucas do Carmo Silva, assistente de desenvolvimento de produtos da Scala.
O queijo gorgonzola também combina muito bem com um mix de aperitivos servidos na tábua de queijos, fica ainda mais gostoso quando o prato principal é um churrasco bem assado.
Queijo provolone
Nosso segundo queijo é o queijo provolone, também de origem italiana, este queijo é referência no mundo inteiro, ele tem um sabor lácteo sem igual, este queijo é aceito pela maioria dos paladares brasileiros, o grande segredo deste queijo é seu processo de defumação, a defumação do queijo provolone é feita em câmaras especiais com o processo de maturação mais longo, comparado aos outros tipos de queijos.
“No caso do provolone, esse é um processo lento, que leva cerca de 60 dias. Durante esse período, o queijo permanece em ambientes com temperatura e umidades controladas”
Luiza Hegg, gerente de marketing da Tirolez
Este queijo pode ser consumido de diversos modos, é possível degustá-lo puro, ralado, temperado, gratinado e combinado com outros tipos de molhos, também combina muito bem com lanches, hambúrgueres e sanduíches, ele com certeza deixa qualquer receita mais saborosa.
A combinação perfeita para o queijo provolone é ser degustado junto ao bom vinho tinto ou em uma tábua com diversos outros aperitivos em um dia quente com uma cerveja bem gelada.
Queijo parmesão
Nosso terceiro queijo da lista é o saboroso e tão amado queijo parmesão, este queijo originalizado na vila do Pó, também na região da Itália, ele é produzido a partir do leite pasteurizado e soro fermentado inoculado, este processo quando passa por um cozinhamento rápido da origem ao nosso queijo parmesão, é claro que ainda assim ele passa por um processo de prensagem e um período que os especialistas chamam de “processo de salga” este processo dura em média 5 dias.
A combinação desses itens mais o processo resultam em queijo um pouco mais duro e de textura granulosa.
“Seu consumo puro é ideal para acompanhar vinhos encorpados ou, no verão, cerveja. É indicado também para gratinar massas e outros pratos, e ralado para realçar o sabor de molhos”
Luiza Hegg, gerente de marketing da Tirolez
Queijo mussarela
Você já deve ter entendido que a maioria dos queijos e de outros tipos de queijos são de origem italiana, o queijo mussarela não dica de fora dessa lista.
Aqui no Brasil o queijo mussarela ficou muito popular devido a sua textura macia em formas de fatias fininhas que também podem ser enroladas (imagem acima), a massa do queijo mussarela passa por um processo de derretimento e estiramento, com isso é possível mudar a estrutura do queijo.
Este queijo é famoso por ser bem flexível, quando vimos uma pizza de 4 queijos saborosa com um pedaço de queijo derretido, adivinhem só? Sim! É o queijo mussarela.
Curiosidade: Qual o melhor sabor de pizza do mundo?
A pizza de calabresa é a pizza mais popular do mundo, é consumida em praticamente todos os países, em uma pesquisa feita em um restaurante famoso aqui no Brasil para determinar quais pizzas são mais consumidas e quais as pizzas para serem em mais números.
Peguntaram de mesa em mesa durante um mês, pediram para os clientes escreverem em três pedacinhos de papal um sabor diferente de pizza, após o término do mês de teste, adivinhem só? A pizza de calabresa teve 60% dos votos.
Conclusão
A pizza de 4 queijos pode ser feita por diversos tipos de queijos, listamos os quatro principais queijos presentes na maioria das pizzas de 4 queijos, assim como a pizza de 6 queijos, os tipos de queijos podem variar de região para região, de país para país, mas desde que a pizza de 4 queijos tenha 4 queijos, isso já é suficiente não é mesmo?
Podemos também concluir que os 4 principais tipos de queijos são:
- Queijo gorgonzola
- Queijo provolone
- Queijo parmesão
- Queijo mussarela
Existem mais de 20 tipos de queijos consumidos no Brasil e muito mais ao redor do mundo, vale ressaltar que algumas combinações de queijos tão pode ser considerados um tipo de queijo novo, o queijo coalho, por exemplo, este queijo é uma variação um pouco mais líquida de outro tipo de queijo, mas também é considerado um queijo diferente.
Por fim, este vídeo curtindo, essa propaganda da Tirolez Queijos mostra rapidamente alguns tipos de queijo em suas formas finais, queijos que nós citamos aqui, confira o vídeo.
Leia também: 5 Melhores espumantes do Brasil
Seguir no Google News: Dicas de Receitas